quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Tem de haver um culpado


Me impressiona como os dados que a tv passa são superficiais. Ora, então um prédio inteiro cai e só se trabalha com uma hipótese? De que uma obra em um dos andares tenha derrubado tudo? Acho que trabalhar com apenas uma hipótese quando só o que se vê é uma pilha de escombros me parece no mínimo precipitado. Parece mais uma rápida caça às bruxas. Uma forma de culpar alguém rapidamente e livrar outros possíveis culpados.

É bastante comum isso e nós já estamos acostumados. Se um avião cai e o piloto morre, de quem é a culpa? Do piloto, óbvio. É muito mais fácil. O cara morreu, não tem como se defender e a gente pode dar uma resposta rápida pra sociedade. É necessário haver um culpado. As pessoas precisam disso, mesmo que isso não mude nada. Deve ser uma sensação de justiça sendo feita, sei lá. O caso é que muitas vezes o sujeito não é o culpado e os verdadeiros continuam fazendo merda como sempre fizeram.

Eu até queria, mas infelizmente não consigo acreditar que uma obra de uma empresa em um dos andares tenha derrubado um prédio inteiro. Disseram que a obra havia retirado todos os pilares de sustentação e transformado o andar em um grande salão. Um figurão veio com um papo de que também não havia um caminhão na rua para acomodar os entulhos. Então quer dizer que retiraram todas as paredes e pilares e colocaram onde? Ah, vai ver foi tudo pro quartinho da bagunça, ou pra casa da praia. Nem um pedreiro de primeira viagem ia sair por aí derrubando pilares de um edifício de 20 andares. Ah, faça-me o favor.

O que me parece é que na verdade já tínhamos um prédio condenado a desabar. Pessoas sabiam que essa hora ia chegar. O que acontece é que 'alguém' deve ter molhado a mão de 'outro alguém' para conseguir o tal habite-se e agora os chefes do 'outro alguém' precisam apresentar um culpado. A prefeitura é responsável por fiscalizar esse tipo de coisa. O que me preocupa é que existem muitos prédios de 80 anos de idade por aí. Deve haver também muitos outros prédios condenados. Pode ser tudo parte de uma grande teoria conspiratória, mas e se não for? A corrupção atinge níveis que a gente só lembra nessas horas. Isso não é nada bom.

--
Eu estou falando desse desabamento no Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário