segunda-feira, 20 de junho de 2011

Brasil: a sétima economia do mundo

É de ficar com vergonha, constrangido e também muito triste. Li um texto que, dentre outras questões (mais políticas), fala de uns números que me deixaram de estômago embrulhado. O Brasil tem 44 milhões de pessoas pobres. Não é 4,4 milhões. São quarenta e quatro. E mais de 16 milhões vive com menos de 70 reais por mês. Quase 10% dos brasileiros vive com um terço do preço de um estacionamento em Porto Alegre.

Eu tive um professor de matemática que falava que pouca gente sabe quanto é 4,7 + 3,3. Mas que todo mundo sabe que R$ 4,70 + R$ 3,30 dá 8 reais. Pois aqui tem um número bem real. Tão real que, com algumas horas de exercício, dá até pra imaginar o que a gente faria com 70 reais por mês.

Eu costumo almoçar no RU, que custa R$ 1,30 por refeição. Supondo que almoce e jante lá por 22 dias do mês dá R$ 57,20. Sobrariam incríveis R$ 12,80 para eu comer nos dias em que o RU não abre, pra me locomover e pra me vestir. Infelizmente essas não são as únicas necessidades de uma pessoa e infelizmente nem todo mundo pode comer no RU.

Daí fica a pergunta? Como faz?
Como é possível viver com tão pouco? Eu poderia ficar horas escrevendo sobre coisas que em algum momento a gente precisa e que com certeza vão extrapolar esse orçamento.

O conceito do governo Dilma é "País rico é país sem pobreza" e o orçamento para o programa que se compromete a acabar com a situação de pobreza de 20 bilhões de reais. Um número bastante representativo, à primeira vista. Mas com um orçamento aprovado de 2 trilhões para 2011, o investimento para o programa já não parece tanto: fica em 1%. Nada mal para o programa que é o carro chefe do teu governo, Presidenta.

--
Se te interessar, tem mais dados relevantes aqui: http://www.pnud.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário