sábado, 2 de abril de 2011

Todo mundo quer dinheiro.

Essa semana ouvi mais um burburinho sobre o Google. Parece que agora eles vão fazer anúncios mais direcionados no Gmail, usando o conteúdo dos e-mails pra definir os interesses e tornar as propagandas mais eficazes. Sim, vão analisar o conteúdo das conversas para ganhar dinheiro em cima da gente.

É claro que muita gente ficou irritada e achou um absurdo. Mas daí eu pergunto: cadê a novidade? Só assim as pessoas percebem que as informações delas valem dinheiro? Só assim elas percebem que a privacidade delas tá sendo invadida? Pois se tu é um dos indignados, eu tenho uma novidade pra ti: faz muito tempo que tu não é mais um anônimo. Na internet, não existe essa história de privacidade. Todos esses serviços geniais e gratuitos que a gente usa querem o bem mais valioso dos dias hoje. Informação.

Por que uma empresa como o Facebook valeria muito mais que tanta multinacional consolidada há tantas décadas? Olha o tamanho da base de dados dos caras. Imagina quantos governos ou quantas empresas gigantes estão de olho nesses discos?

Acho que não existe uma solução pra isso. Talvez ser xiita e sumir da internet. Só sei que indignar-se com tudo e continuar compartilhando os dados da tua vida a torto e direito não vai resolver nada. Muita gente gosta de reclamar, mas geralmente é quem alimenta o sistema do qual reclama fervorosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário